quinta-feira, 2 de maio de 2013

LEGIÃO DOS SUPER HERÓIS vs GUARDA DE SHIAR

PLÁGIO? HOMENAGEM? INSPIRAÇÃO
Tudo não passou de uma brincadeira do desenhista Dave Cockrum que após deixar o titulo Legião dos Super Heróis, da DC Comics, assumiu os desenhos de Uncanny X-men ao lado de Chris Claremont e Len Wen. 
No decorrer da Saga da Fênix quando Claremonth precisou criar uma equipe de muitos personagens alienígenas para enfrentar os X-Men Cockrum sugeriu "usar" a Legion of Super Heroes, pois Chris estava sem idéias para poderes. A brincadeira deveria ficar somente por ali mesmo para evitar um processo legal da concorrente Marvel. Porém, os personagens se tornaram recorrentes na conclusão da saga e posteriormente foram reutilizados por John Byrne em sua longa passagem pelo Quarteto Fantastico. Graças a polêmica da cópia, os personagens se tornaram populares que a Marvel acabou por incorporar "oficialmente" os Shiars ao seu universo espacial junto com os Kree e Srulls. 
Outra brincadeira feita pelo desenhista foi o estranho cabelo de Wolverine. Cockrum foi o primeiro artista a retratar Wolverine sem sua máscara. O penteado característico com os "chifres" na lateral, ecoando a forma da máscara, era inteiramente a idéia de Cockrum e tornou-se uma marca registrada do personagem. Porém, essa é a versão oficial da Marvel pra história. As más línguas dizem que ele se inspirou no visual do Timber Wolf (Lobo Cinzento) também membro da Legion.
 - Dave Cockrun - e o polêmico cabelo chifrado
 Wolverine (James Howllet Logan) apareceu em primeira mão em Incredible Hulk #180 (outubro de 1974) - criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita.

Timber Wolf (Brin Londo) fez sua extreia com o nome de Lone Wolf em Adventure Comics #327 (December 1964) - criado por Edmond Hamilton e John Forte.

Wolverine e Lobo Cinzento
 Algun tempo depois John Byrne mudou o uniforme de Wolverine assumindo cores mais sérias, os clássicos marron e laranja que perduraram quase duas décadas...
Bem....Vendo de longe parece até que é o mesmo personagem, né?
E então...diz aí, o que é que você acha?

Plágio? Homenagem? ou Inspiração?

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Sua PAGE é magnífica. Mto informativa com um material bem vasto, e grandes ilustrações. Tá de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Dave Cockrum foi um gênio dos quadrinhos. Ele remodelou a Legião do Super Heróis, dando-lhes uniformes incríveis. E O Lobo Cinzento só ficou com esse visual por causa dele. Antes, ele tinha o nome de Lobo Solitário e um visual bem comum.

    ResponderExcluir